Governo anuncia reforço de segurança no meio rural - TVI

Governo anuncia reforço de segurança no meio rural

Miguel Macedo

Ministro alertou para a «especial vulnerabilidade» das pessoas nestas áreas

O Governo anunciou esta quinta-feira um programa de reforço da segurança para quem vive e trabalha no meio rural, noticia a Lusa.

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou na Assembleia da República estar a analisar o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2010, e alertou para a «especial vulnerabilidade» do meio rural à criminalidade.



O ministro anunciou que em breve será apresentado um programa que reforçará as condições de segurança nesse meio.

Quanto às zonas urbanas, Miguel Macedo alertou para as «alterações profundas» na capacidade de operacionalidade da Polícia.

Apesar de considerar Portugal «um país seguro», o ministro não se surpreenderia se os problemas de segurança nos próximos tempos aumentassem.

O mesmo é sustentado pelo deputado do PSD Carlos Peixoto, que afirma que «Portugal é um país seguro», apesar de admitir que esta é uma situação que «é previsível que se altere».

Segundo os dados que constam no RASI, Miguel Macedo apontou para a redução da criminalidade geral de 0,6 por cento em 2010 face a 2009, e lamentou o aumento da sinistralidade rodoviária no ano passado.

O ministro acrescentou ainda ao seu discurso os mais recentes dados sobre os incêndios florestais este ano. Até 31 de Agosto registaram-se 15.181 fogos e arderam 34.600 hectares.

Em comparação com os dados de 2010, registaram-se menos 2.232 ocorrências de fogo, com menos 91.219 hectares ardidos.

Relembrando o período de «alterações económicas» que o país atravessa, Miguel Macedo garantiu que os constrangimentos orçamentais nunca afectarão as condições de operacionalidade das forças de segurança.
Continue a ler esta notícia