Mineiros contra redução de valor das horas extraordinárias - TVI

Mineiros contra redução de valor das horas extraordinárias

Minas (Nuno Veiga/Lusa)

Os 270 trabalhadores de serviço na Panasqueira boicotaram este sábado o turno de trabalho

Os 270 trabalhadores de serviço, este sábado, nas minas da Panasqueira boicotaram o turno de trabalho, em protesto contra a redução do valor do trabalho suplementar imposta pela administração, de acordo com o Código de Trabalho alterado, indicou o sindicato.



Numa nota à comunicação social, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) refere que o protesto é a resposta dos mineiros a uma ordem de serviço interna emitida a 31 de julho pela administração das minas da Panasqueira, em que anunciava a intenção de aplicar na empresa as alterações ao Código de Trabalho, incluindo a redução no pagamento do trabalho suplementar.



«Hoje, 04 de agosto, os trabalhadores deram resposta às pretensões da administração: todos os trabalhadores (270) que era suposto laborarem no interior da mina decidiram não baixar [às galerias]», lê-se no comunicado.



«E deixaram claro», prossegue o texto, «que quaisquer alterações só podem e devem ser no sentido da melhoria dos salários e das condições de trabalho [e que] qualquer tentativa de alteração para pior das condições de retribuição e demais condições de trabalho em aplicação na empresa terá a luta como resposta».



Contactado pela Lusa, Luís Paulo, do STIM, indicou que os protestos dos trabalhadores daquelas minas prosseguem com greve ao trabalho suplementar, e continuarão até que a administração ceda às exigências.



«O protesto fica igual até a empresa mudar de atitude: na segunda-feira, os trabalhadores descem à mina, não fazem é horas extraordinárias», explicou o sindicalista.



«Nós estamos à espera de alguma resposta da empresa e, até agora, não houve nenhuma», acrescentou.
Continue a ler esta notícia