16 mil professores aderem a programa de formação - TVI

16 mil professores aderem a programa de formação

  • Portugal Diário
  • 5 set 2007, 16:26
Sala de aula (Arquivo)

Professores do 1º ciclo inscrevem-se em programa de formação contínua do Ministério da Educação

O programa de formação contínua promovido pelo Ministério da Educação, de Português, Matemática e Ciências, recebeu este ano, cerca de 16 mil inscrições de professores do 1º ciclo. Segundo o Boletim dos Professores, publicação mensal da responsabilidade do Ministério da Educação, os programas de formação contínua em Matemática e Ciências vão ter continuidade, informa a agência Lusa.

«O Ministério da Educação vai dar continuidade aos programas de formação contínua de professores destinados a docentes do 1º e 2º ciclos, com o objectivo de melhorar os resultados escolares dos alunos e de apostar na formação contínua dos professores integrados no sistema de ensino», afirma a tutela.

Cerca de mil docentes do 2º ciclo, inscreveram-se no programa de formação contínua em Matemática. Em Janeiro de 2007, o ME decidiu lançar o Programa Nacional de Ensino Português (PNEP), com o objectivo de melhorar os níveis de compreensão da leitura, da expressão oral e da escrita em todas as escolas do 1º ciclo. O programa vai subdividir-se em dois: um primeiro em que é contemplado o ensino da leitura e da escrita (último ano do jardim de infância e 1º e 2º anos de escolaridade) e um segundo em que contempla o uso da língua escrita para aprender a estudar (3º e 4º anos).

Em Setembro do ano passado, foi lançado o programa de formação contínua em Ensino Experimental das Ciências, com o intuito de desenvolver as boas práticas de ensino de base experimental, de forma a melhorar a aprendizagem dos alunos.

Com o objectivo de melhorar os resultados à disciplina de matemática dos alunos do 2º e 3º ciclos, Maria de Lurdes Rodrigues lançou em Junho de 2006, o Plano de Acção para a Matemática, articulado com o programa de formação em Matemática lançado em Novembro de 2005.
Continue a ler esta notícia