Endesa procura fornecedores de gás em Portugal - TVI

Endesa procura fornecedores de gás em Portugal

navio

Empresa precisa de mais de 2 bcm

Relacionados
A espanhola Endesa está à procura de novos fornecedores de gás natural para o curto prazo. Na mira está Portugal, mas também Angola e Moçambique.

Quem o disse foi o presidente da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, à Agência Financeira.

Quando falava dos novos fornecedores que precisa para o mercado português, o responsável adiantou que a própria casa-mãe também está interessada em reforçar a posição no negócio de gás. A Endesa está assim a olhar, no curto prazo, para potenciais parceiros em Portugal, Angola e em Moçambique.

De acordo com a mesma fonte, Portugal poderia dar resposta à necessidade de mais de dois mil milhões de metros cúbicos (bcm) de gás e, por parte dos países africanos, uma quantidade ainda superior.

Ribeiro da Silva sublinhou, por exemplo, que Espanha não tem reservas de gás para 20 dias como exige a Agência Internacional de Energia (AIE) e nem tem condições naturais de armazenamento como deste lado da fronteira.

A Endesa vê no Terminal de Sines um bom ponto de saída para as interligações com Espanha e sugere ainda que os países se articulem através de uma ligação entre o Terminal de Ferrol (Galiza), Sines e Huelva.
Continue a ler esta notícia

Relacionados