Economia mundial deve repetir em 2007 crescimento de 2006 - TVI

Economia mundial deve repetir em 2007 crescimento de 2006

Euros (Arquivo)

Os bancos centrais dos países mais industrializados do mundo (G-10) prevêem que o crescimento económico mundial se mantenha no conjunto de 2007 nos níveis alcançados em 2006.

Relacionados
O presidente do Banco Central Europeu (BCE) e porta-voz do G10, Jean-Claude Trichet, disse hoje citado pela «Lusa» que «um muito bom ano 2006 poderá ser seguido por um também muito bom ano, mas talvez um pouco mais fraco».

Trichet falava no final da reunião dos governadores dos bancos centrais do G10 em Basileia, sede do Banco dos Pagamentos Internacionais (bpi), em que analisaram a evolução da economia internacional.

O responsável da política monetária da Zona Euro classificou como «limitados» os riscos para a economia mundial derivados do abrandamento económico nos Estados Unidos.

Trichet mostrou-se optimista quanto à capacidade da Europa e da Ásia em absorverem o abrandamento nos Estados Unidos e assegurou que os bancos centrais reagiriam contra qualquer risco inflacionista.

Interrogado sobre a existência de riscos inflacionistas na economia mundial, o presidente do BCE declarou: «não podemos cantar vitória, temos de continuar vigilantes».

Referiu-se novamente a ampla liquidez global, e em consequência, à existência de pressões inflacionistas.

A insistência de Trichet nas pressões inflacionistas e na robustez da economia leva muitos analistas a apontar para a manutenção de uma politica de aumento das taxas de juro, pelo menos na Zona Euro e na Ásia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados