Mariza e Roberta Sá cruzam fado e samba no Brasil - TVI

Mariza e Roberta Sá cruzam fado e samba no Brasil

Cantoras atuam esta noite no concerto de abertura do Ano de Portugal no Brasil, em Brasília

Relacionados
A fadista portuguesa Mariza prometeu, em Brasília, uma «mistura muito interessante» entre a música portuguesa e brasileira, no concerto de abertura do Ano de Portugal no Brasil e de Brasil em Portugal, que acontecerá hoje no final do dia, escreve a agência Lusa.

«Acho que as músicas não têm género, nem língua, são universais. E poder misturar as duas culturas vai ser muito interessante», afirmou Mariza à Lusa, após um breve ensaio com o Orquestra Sinfónica de Brasília, que acompanhará a cantora em algumas de suas interpretação.

Mariza cantará ao final da tarde de hoje, em Brasília - ao fim da noite, em Portugal -, para o público brasileiro, ao lado da cantora Roberta Sá, com quem já se apresentou em conjunto num concerto em Lisboa e noutro, em São Paulo.

«É um privilégio estar aqui e poder partilhar o palco com a Roberta Sá, agora numa apresentação ainda maior», afirmou Mariza, destacando o caráter universalista da música, independente de idioma ou estilo.

«O mais importante é que as pessoas vão ter oportunidade de ver duas cantoras que estão em mundos musicais diferentes, mas que, ao mesmo tempo, juntam as culturas e fazem da música uma só», completou.

As cantoras, que encarnam estilos tão distintos quanto marcantes - o fado e o samba - vão apresentar-se primeiro separadamente, juntando-se depois num dueto para cantar «Fado Tropical», de Chico Buarque de Hollanda, e «Insensatez», de Tom Jobim.

Mariza espera mostrar ao público brasileiro um lado mais tradicional do fado, mas também um fado «próprio», mais ligado ao futuro e à cultura contemporânea.

«As pessoas poderão ver um fado mais agarrado às tradições, porque continuamos a proteger muito as nossas tradições - uma cultura mais que centenária, que, ao mesmo tempo, está a dar passos para o futuro, atenta a tudo que a rodeia», descreve.

O Ano de Portugal no Brasil e Brasil no Portugal será aberto oficialmente nesta sexta-feira, com a presença do ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e do comissário do Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados