Mariza: fado deve ser ensinado nas escolas - TVI

Mariza: fado deve ser ensinado nas escolas

Mariza

Fado poderá tornar-se património imaterial da humanidade

A fadista Mariza afirmou que, se a UNESCO confirmar o Fado como Património Imaterial da Humanidade, será um factor de orgulho para os portugueses e sugeriu que o género musical seja leccionado nas escolas, informa a Lusa.

Nomeada pelo ex-presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, embaixadora da candidatura do Fado a património da UNESCO, Mariza defendeu que «um povo só é conhecido pela sua cultura» e, caso esta distinção seja outorgada ao Fado, «talvez possamos ter um orgulho maior naquilo que somos, principalmente nesta fase tão cinzenta que vivemos».

«As pessoas vão ter vontade de cuidar, entender, preservar e vão acarinhar muito mais porque começam a perceber que não é uma cultura menor, de forma alguma, mas algo bastante rico e que pode ser apresentado em qualquer parte do mundo, foi sempre essa a minha grande batalha», disse.

Mariza afirmou que «haverá mais respeito pelo Fado», caso este género musical ganhe o estatuto de Património Cultural Imaterial da Humanidade, «como tudo parece indicar».

«Vamos passar a ser mais carinhosos, cuidadosos, mais atenciosos com esta música que durante muitos anos foi maltratada muitas vezes», defendeu a fadista, que prognosticou que «as gerações mais novas vão ter maior curiosidade».

A fadista defendeu neste sentido a inclusão do Fado na disciplina de História nos 7.º ou 8.º anos de escolaridade.

«Talvez se pudesse falar um bocadinho de Fado», sugeriu a fadista.



A candidatura do Fado a património imaterial da humanidade foi apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC/Museu do Fado, em Junho de 2010, e será votada no VI Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que se reúne de 22 a 29 deste mês em Bali, na Indonésia.
Continue a ler esta notícia