Coleman volta a Portugal em Novembro - TVI

Coleman volta a Portugal em Novembro

Ornette Coleman

Aula Magna em Lisboa e Coliseu do Porto abrem as portas para receber o mestre do jazz

Relacionados
O saxofonista norte-americano Ornette Coleman, de 78 anos, um dos mais importantes do jazz contemporâneo, vem a Portugal, em Novembro, um ano depois de ter passado pelo Festival Jazz em Agosto, refere a agência Lusa.

De acordo com a promotora Mandrake, o precursor do «free jazz» actuará a 5 de Novembro na Aula Magna, em Lisboa, e dois dias depois no Coliseu do Porto.

Nesta quinta passagem por Portugal, Ornette Coleman irá apresentar o álbum «Sound Grammar», premiado em 2007 com o Pullitzer da Música. É o primeiro álbum de Ornette Coleman em dez anos e representou o lançamento da editora própria do saxofonista, intitulada também «Sound Grammar».

Em Portugal Coleman faz-se acompanhar do filho, Tony Falanga e Al MacDowell

O álbum, gravado ao vivo em Berlim no ano de 2005, contou com Ornette Coleman no saxofone, trompete e violino, com o filho Denardo Coleman na bateria e com Greg Cohen e Tony Falanga no contrabaixo.

Em Portugal, com Coleman, estarão Denardo Coleman, que toca com o pai há mais de trinta anos, Tony Falanga e Al MacDowell no baixo eléctrico.

No seu site oficial, Ornette Coleman explica o significado do álbum: «Sound Grammar [ Gramática do Som] está para a música como a letra está para a linguagem. A música é uma linguagem dos sons que transforma todos os idiomas humanos».

Ornette Coleman nasceu no Texas em 1930 e é considerado um dos mais importantes nomes do «free jazz», pela inovação musical.

O seu álbum de estreia, «Something Else!!!!», foi editado há 50 anos. Mais de quarenta anos depois, Ornette Coleman recebeu em 2007 o Grammy de carreira, o mais alto galardão oferecido a um músico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados