Festa à moda dos Balcãs no Campo Pequeno (vídeo + fotos) - TVI

Festa à moda dos Balcãs no Campo Pequeno (vídeo + fotos)

Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra animaram e aqueceram o público lisboeta

Relacionados
Portugal voltou a receber a No Smoking Orchestra, banda onde o realizador Emir Kusturica toca guitarra. Depois da passagem pelo Porto na sexta-feira, o grupo sérvio subiu ao palco montado na Arena do Campo Pequeno, este sábado, para mais uma noite de festa à moda dos Balcãs.

Se o espectáculo e os seus truques já não são novidade para alguns, o certo é que a banda continua e encher recintos no nosso país com gente de todas as idades, pronta para dançar e pular até à exaustão.

E se tivermos em conta o semelhante sucesso dos Gogol Bordello (eles que também passaram pelo Campo Pequeno em 2008) é seguro dizer que os portugueses gostam mesmo dos cozinhados de música rock com sonoridades típicas da Europa de Leste.

Morcego sérvio invade plateia

A festa começa no palco e transborda em poucos segundos para a plateia. Parar parece ser proibido para os oito músicos, que, apesar de já terem passado os 40, divertem-se como miúdos.

O vocalista dr. Nele Karajlić surgiu como um autêntico morcego sérvio: maillot azul com riscas brancas e vermelhas nas mangas e longas asas. Ele que ao quarto tema da noite decidiu passear no meio da plateia enquanto cantava «Upside Down».

Vê aqui o vídeo do espectáculo:



Emir Kusturica - que durante a noite foi apresentado por Karajlić como sendo Eric Clapton, Pancho Villa e Maradona - é um dos mais serenos em palco e deixa o protagonismo para o tresloucado vocalista sérvio. Mas também não se escusa a dar uns passos de dança quando a festa assim o inspira.

Julietas e outras beldades escolhidas a dedo

Entre truques e momentos mais ou menos encenados, a No Smoking Orchestra animou e aqueceu o público lisboeta ao som de canções como «Unza Unza Time», «Pittbull Terrier» e «Wanted Man».

Em «Fuck You, MTV», dr. Nele Karajlić levou o público a gritar «fuck you, USA» (os sérvios não esquecerão tão cedo os bombardeamentos de 1999) e «Was Romeo Really a Jerk» valeu a oportunidade a uma jovem fã de interpretar o papel de Julieta em palco, com direito a serenata e tudo.

De resto, as invasões de palco com convite foram uma constante ao longo de todo o espectáculo, especialmente protagonizadas por fãs do sexo feminino. Escolhidas a dedo pela banda, elas dançaram, pularam e algumas tiraram mesmo a roupa. Por esta altura, a temperatura no Campo Pequeno já estava bem elevada, em contraste directo com a noite fria e chuvosa que esperava todos lá fora.

Mas não sem antes a No Smoking Orchestra passar em revista alguns dos temas mais interessantes das bandas sonoras dos filmes «Underground», «Gato Preto, Gato Branco» e «A Vida É Um Milagre».

Desde a alegre batida «unza unza unza» até ao serpentear hipnotizante do violino de Dejan Sparavalo, a música da banda sérvia agarrou mais uma vez um público com queda para a festa. Tal como tinha dado início ao espectáculo, o antigo hino soviético fechou cerca de uma hora e meia de pura diversão. Tarefa cumprida com distinção.

Vê aqui as fotos do concerto:

Continue a ler esta notícia

Relacionados