Semana da Ciência homenageia passado e futuro - TVI

Semana da Ciência homenageia passado e futuro

Ciência (arquivo)

Darwin e as nanotecnologias inspiram muitos dos eventos

A passagem do 150.º aniversário da publicação da «Origem das Espécies», de Darwin, vai inspirar muitos dos eventos da Semana da Ciência e Tecnologia, que arranca este sábado e em que estará também em destaque a nanotecnologia.

Até à próxima sexta-feira, mais de uma centena de instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e centros Ciência Viva apresentarão mais de três centenas de eventos destinados a contribuir para a apropriação da Ciência pelos cidadãos.

Outro assunto em realce será o resultado de parcerias entre universidades portuguesas e estrangeiras, nomeadamente com o MIT, nos Estados Unidos, que enviará a Lisboa pela primeira vez a sua presidente, Susan Hockfield.

A organização da Semana da Ciência e Tecnologia é da Agência Ciência Viva, cuja directora executiva, Ana Noronha, em declarações à Lusa, chamou a atenção para o Dia Nacional da Cultura Científica (dia 24), em que terá início uma programação dedicada às nanotecnologias no Pavilhão do Conhecimento.

«Haverá actividades para as crianças, nomeadamente construções de maquetes de nanotubos de carbono e balões, com a presença de investigadores e professores, e uma exposição de fotografias reais de laboratório para mostrar a diferença entre formas semelhantes em escalas diferentes», salientou.

Os laboratórios abrirão aos visitantes, haverá exposições e visitas guiadas, workshops, colóquios e conferências, tertúlias, passeios científicos e observações astronómicas, tudo iniciativas de acesso gratuito.
Continue a ler esta notícia