Ministro da Economia preocupado com financiamento da banca - TVI

Ministro da Economia preocupado com financiamento da banca

Vieira da Silva

Vieira da Silva manifestou receios quanto à escassez de crédito e seus efeitos na economia portuguesa

Relacionados
«Só quem não acompanha a situação internacional e financeira que vivemos na Europa é que não está preocupado com a situação» dos bancos.

O receio do ministro da Economia, quanto às dificuldades de financiamento da banca, foi manifestado esta terça-feira à margem da cerimónia de inauguração do primeiro ponto de carregamento da rede de carros eléctricos em Portugal.

Dívida: risco nacional, grego e espanhol volta a subir



«Preocupa-nos, não só pelos seus efeitos directos, como também pelos efeitos indirectos no financiamento da economia portuguesa», reforçou Vieira da Silva, citado pela agência Lusa.



A Comissão Europeia quer aplicar novas regras para a prevenção de futuras crises. A ideia é que os bancos aumentem os seus capitais e dêem garantias de maior liquidez. Uma medida que a banca portuguesa garante ser catastrófica por asfixiar ainda mais o acesso ao financiamento.



O ministro garantiu, por sua vez, que «o Governo e o Estado fazem todos os possíveis para encontrar medidas, quer no espaço do debate europeu, quer no espaço nacional, para apoiar melhores condições de financiamento para o conjunto da economia, incluindo o sector financeiro».



A preocupação de Vieira da Silva estende-se às empresas. O responsável vê com bons olhos os instrumentos que têm sido criados para ajudar a manter níveis de financiamento adequados às PME. «Do ponto de vista global, são outras medidas que terão de envolver decisões à escala europeia».



Porém, Vieira da Silva recusou fazer qualquer comentário sobre a reunião de ontem, em São Bento, entre o primeiro-ministro e os cinco principais banqueiros nacionais para discutir a escassez do crédito.
Continue a ler esta notícia

Relacionados