Suíça lamenta estar na lista «cinzenta» dos paraísos fiscais - TVI

Suíça lamenta estar na lista «cinzenta» dos paraísos fiscais

dinheiro

Ministro das Finanças diz que país «mantém os seus compromissos»

Relacionados
A Suíça lamenta ter sido colocada na nova lista cinzenta dos paraísos fiscais da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), disse esta sexta-feira o presidente da confederação e ministro das Finanças, Hans-Rudolf Merz.

G20: cimeira sentiu «efeito Obama»

O ministro, que foi notificado da nova lista, «lamenta o processo», refere em comunicado o ministério das Finanças local.

Merz «desaprova o processo» e «os critérios que serviram para estabelecer a lista», defendendo que a confederação suíça que, atenuou em Março o seu segredo bancário conforme as regras da OCDE, «não é um paraíso fiscal», escreve a Lusa.

A Suíça «mantém os seus compromissos», sublinhou o ministro, lamentando não ter estado «associado às discussões que estiveram na base da elaboração da lista», apesar de o país ser membro da OCDE.

Na lista cinzenta, a acompanhar a Suiça estão a Áustria, Bélgica, Chile, Libéria, Samoa, Gibraltar, Dominica, Ilhas Cook, Grenada, Guatemala, Libéria, Lichtenstein, Luxemburgo, Mónaco, Panamá, Samoa, São Marino, Singapura e Ilhas Virgens.

Paraísos fiscais: Luxemburgo diz que lista é «incompreensível»

Durante a cimeira de Londres, que terminou ontem, os países do G20 acordaram «agir» contra os paraísos fiscais nomeados em duas listas, uma negra e outra cinzenta, elaboradas pela OCDE.

Na lista negra figuram a Costa Rica, Malásia, Filipinas e Uruguai.

Nas duas listas, os países foram avisados pela OCDE para respeitar as regras da organização mas não as aplicaram «substancialmente».
Continue a ler esta notícia

Relacionados