Já pode alugar jogos para telemóveis - TVI

Já pode alugar jogos para telemóveis

Telemóveis

Optimus quer «revolucionar mercado de jogos para telemóveis»

Relacionados
A Optimus disponibiliza a partir desta terça-feira uma nova oferta que permite aos consumidores alugarem os jogos de que mais gostam. Um negócio que tem como meta «revolucionar o mercado de jogos para telemóveis». A operadora espera, por isso, aumentar em 20% as receitas de jogos.



O aluguer diário de um jogo custa 75 cêntimos e o semanal chega 1,25 euros, sendo que estão disponíveis, para já, cerca de 50 títulos. Mas a meta da empresa passa por alargar o leque de opções.

«A partir de hoje a compra não é a única opção. Os consumidores poderão optar pelo aluguer dos seus jogos preferidos. O Rent-a-game permite ao cliente alugar um jogo por 75 cêntimos por 24 horas, ou por 1,25 euros durante uma semana. Além disso, continua disponível a opção de comprar o jogo, que custa em média 4 euros», disse o responsável da área de serviços e dados de Internet, Nuno Lopes Gama, em conferência de imprensa.

Além disso, esclareceu, «o aluguer não está dependente nem da editora, nem da marca de telemóvel, nem do sistema operativo. Está associado ao cartão SIM».

iPhone ou Blackberry ficam de fora para já

A ideia passa por promover um aumento de consumo de jogos nos telemóveis, fazer crescer em 20% as receitas associadas aos jogos, bem como aumentar em 32% o número de «downloads».

Segundo o responsável pela área de serviços e dados de Internet, «a receita média por jogo será menor, mas o número de jogos descarregados será maior e mais pessoas jogarão. Será a democratização dos jogos nos telemóveis», atirou, depois de assegurar que, «no que diz respeito à Optimus, esta opção representa cerca de 18% do total da receita de multimédia».



Para já, os telefones de topo como o iPhone ou o Blackberry ficam de fora, mas a operadora revela que «no futuro não exclui avançar com estas hipóteses», que considera «apetecíveis».



O que é certo é que os jogos nos telemóveis representam já 20 milhões de euros, em Portugal, numa altura em que o mercado de conteúdos multimédia está avaliado em 150 milhões de euros». Para os próximos três anos, espera-se um crescimento médio anual de 10%.

O responsável da Optimus avançou ainda que, «no próximo ano, este mercado deve valer 50 mil milhões de dólares» e sublinhou que «há pelos menos um milhão de lares, no nosso país, com pelo menos uma consola», o que representará quase 30% de penetração em 2012.

As categorias de jogos eleitas pelos portugueses incidem sobretudo no desporto, nos clássicos e nos puzzles.
Continue a ler esta notícia

Relacionados