Economia europeia recua pela 1ª vez em dois anos e meio - TVI

Economia europeia recua pela 1ª vez em dois anos e meio

Euro

PIB da Zona Euro e da UE caiu 0,3% no último trimestre de 2011

Relacionados
É a primeira vez em dois anos e meio que o Produto Interno Bruto da Zona Euro e da União Europeia regista uma contracção. A queda de 0,3% do Produto Interno Bruto entre Outubro e Dezembro do ano passado, na comparação com o trimestre anterior, mostra valores negativos que já não se verificavam desde 2009.

A crise da dívida na Zona Euro está a minar a confiança nas economias, com o presidente do Conselho Europeu a admitir que se está a «construir um salva-vidas no meio da tempestade». A tragédia grega ainda não se resolveu . Apesar de o governo helénico ter aprovado o pacote de austeridade no parlamento, ainda não recebeu luz verde da Europa para o segundo resgate financeiro. A reunião do Eurogrupo que estava marcada para hoje foi cancelada e deverá agora realizar-se na próxima segunda-feira.

Ao mesmo tempo, o cepticismo em relação ao regresso de Portugal aos mercados em 2013 tem marcado a agenda mediática das últimas semanas. E, em Espanha, foi aprovada uma reforma laboral que o próprio Governo classifica de «extremamente agressiva». Impera o lema da austeridade na Europa.

O Velho Continente enfrenta a segunda recessão em menos de três anos. Ainda há dois dias a Moody`s baixou o rating de seis países europeus - Portugal incluído -, argumentando que os políticos não fizeram o suficiente para restaurar a confiança.

Os dados do gabinete de estatísticas da União Europeia (Eurostat) foram divulgados esta quarta-feira e são, no entanto, melhores na comparação anual: em relação ao quarto trimestre de 2010, o PIB avançou 0,7% nos países da Zona Euro e 0,9% no total dos Estados-membros da UE.

O quarto trimestre foi também o único de 2011 a registar quedas no PIB: nos primeiros três trimestres haviam sido registados avanços de 0,8%, 0,2% e 0,1% na região que partilha a moeda única, e 0,7%, 0,2% e 0,3% na contagem a 27.

Portugal, aponta o Eurostat, teve uma queda de 1,3% no último trimestre do ano.

Já o Instituto Nacional de Estatística avançou na terça-feira que o PIB português diminuiu 1,5% em 2011 por comparação com o ano anterior. A estimativa rápida das contas nacionais indicou ainda um recuo 2,7% no último trimestre.

Entretanto, Alemanha e França também divulgaram, mas hoje, dados sobre o desempenho da economia. O PIB da maior economia europeia recuou 0,2% no quarto trimestre de 2011. Já o de França cresceu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados