Aposta no sector automóvel e mais iniciativas são alavanca para sair da crise - TVI

Aposta no sector automóvel e mais iniciativas são alavanca para sair da crise

Manuel Pinho

Contrato assinado esta sexta-feira tem um valor de 25 milhões de euros

Relacionados
O fabricante de helicópteros AgustaWestland e o centro português para a excelência na indústria automóvel assinaram esta sexta-feira um contrato de 25 milhões de euros para a prestação de serviços de engenharia, de investigação e desenvolvimento por empresas portuguesas.

«Este acordo é o resultado de uma aposta em fortalecer a indústria aeronáutica e automóvel em Portugal», disse esta sexta-feira o ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, na cerimónia de assinatura do contrato com o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA) que prevê a criação de uma plataforma de engenharia conjunta com a AgustaWestland.

«A aposta no sector automóvel é uma alavanca para sair da crise». A afirmação foi feita pelo Ministro da Economia, Manuel Pinho, esta manhã em Lisboa, no âmbito da assinatura do contrato.

Este contrato tem um valor de 25 milhões de euros e corresponde à contratação de mais de meio milhão de horas de engenharia nacional e com o desenvolvimento da indústria nacional em projectos de investimentos e desenvolvimento.

Mais um passo no desenvolvimento do plano tecnológico

Segundo Manuel Pinho, este acordo é «muito importante porque é mais um passo no desenvolvimento do plano tecnológico português».

«É de igual importância investir cada vez mais e que as despesas passem também a ter uma contribuição privada», acrescentou.

Ao abrigo deste contrato serão ainda investidos cerca de 5 milhões de euros no CEIIA em novas tecnologias de suporte, às actividades de investigação, desenvolvimento e engenharia aeronáutica e 9 milhões de euros em formação de suporte à capacitação e arranque da «Plataforma Aeronáutica» do CEIIA.

Desta forma, a AugustoWestland investirá um total de 39 milhões de euros em Portugal.

Interrogado se são necessárias mais apostas deste tipo, Manuel Pinho diz numa palavra que «absolutamente».
Continue a ler esta notícia

Relacionados