Japão quer acabar com música pirata nos telemóveis - TVI

Japão quer acabar com música pirata nos telemóveis

[Arquivo]

Sistema pioneiro desactiva leitor de música se usuário tentar escutar música ilegal

Relacionados
O Governo japonês juntamente com algumas empresas privadas querem implementar um sistema pioneiro para acabar com a pirataria de música nos telemóveis, segundo avançou esta segunda-feira o jornal «Yomiuri», citado pelo «Cinco Días». O sistema poderá estar operacional no ano fiscal de 2010, que tem início em Abril.

Representantes da indústria musical e do Governo japonês querem lançar este projecto para evitar prejudicar uma indústria que moveu no país, em 2007, cerca de 100 mil milhões de ienes (750 milhões de euros), o maior volume deste mercado em todo o mundo.

Os telefones móveis no Japão (conhecidos como keitai) tornaram-se dispositivos multimédia indispensáveis à vida diária e incluem um elevado número de funções como GPS, internet ou leitor de novelas manga. Muitos japoneses descarregam músicas a partir do computador de forma ilegal para depois ouvirem no telemóvel.

Estima-se que sejam descarregadas ilegalmente, todos os anos, cerca de 400 mil músicas no país, ultrapassando em 70 mil o número de músicas adquiridas mediante pagamento. O preço médio de um «download» legal ronda os 300 ienes (2,24 euros).

O novo sistema informático será responsável por verificar todos os arquivos de música que se descarreguem para o telemóvel através de uma base de dados enviando, de seguida, mensagens de aviso.

Quando o sistema estiver operacional, as funções para escutar música no telemóvel podem ser totalmente desactivadas se o usuário voltar a tentar escutar música ilegal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados