EUA: 16 milhões vivem em pobreza extrema - TVI

EUA: 16 milhões vivem em pobreza extrema

  • Portugal Diário
  • 25 fev 2007, 17:36
Pedinte

Este é o número mais alto dos últimos 30 anos

Cerca de 16 milhões de cidadãos norte-americanos vivem num estado de «pobreza profunda ou severa», o número mais alto dos últimos 30 anos. Esta conclusão faz parte de um relatório elaborado pelo grupo McClatchy Newspapers, segundo o qual o abismo entre ricos e pobres nos EUA é cada vez mais acentuado.

«A análise do McClatchy concluiu que o número de pessoas que vivem na pobreza extrema cresceu 26 por cento de 2000 a 2005», lê-se no relatório do grupo, que se valeu dos dados do último censo nos Estados Unidos, de 2005.

O relatório aponta ainda que o aumento progressivo do crescimento de pobres está a acontecer num período de crescimento da economia. «A produtividade aumentou dramaticamente desde a breve recessão de 2001, mas o crescimento dos salários e dos postos de trabalho, não», é referido.

De acordo com a McClatchy, o rendimento das empresas aumentou, mas não o dos salários. «Estes e outros factores empurraram 43 por cento dos 37 milhões de pobres americanos para a pobreza profunda, o número mais alto desde 1975», lê-se no relatório.
Continue a ler esta notícia