Megaoperação da PJ de combate ao tráfico de droga no Porto - TVI

Megaoperação da PJ de combate ao tráfico de droga no Porto

  • CNN Portugal
  • DCT, atualizado às 15:42
  • 7 mai, 09:58
PJ

Estão a ser realizadas dezenas de buscas. Há já um detido: um polícia aposentado

A Polícia Judiciária realizou, esta terça-feira, uma megaoperação de combate ao tráfico de droga no Grande Porto, resultado de uma investigação que decorria há quase um ano e que resultou no desmantelamento de uma das “mais importantes redes de tráfico de estupefacientes do norte do país”, lê-se no comunicado enviado às redações. 

A Polícia Judiciária realizou mais de 20 buscas domiciliárias e não domiciliárias e desta operação resultaram sete detenções, estando estas pessoas agora indiciadas pela prática dos crimes de associação criminosa, tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais.

“Entre os detidos estão os líderes de uma das mais importantes redes de distribuição de cocaína do Grande Porto, principal abastecedora do tráfico verificado em bairros, designadamente da Pasteleira, do Cerco, de Francos e de Ramalde”, lê-se no comunicado, que adianta ainda que vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para aplicação das medidas de coação.

Os suspeitos estão ligados ao mercado de importação de cocaína da América do Sul, sendo que uma das situações investigada pela Diretoria do Norte da PJ prende-se com a apreensão pela Polícia Federal do Brasil de uma “máquina agrícola que ocultava cerca de 43 kg de cocaína, pronta a embarcar com destino ao Porto de Leixões”. Esta apreensão aconteceu no verão passado no Porto de Santos.

De acordo com a informação avançada pela PJ, foram ainda apreendidos 10 veículos automóveis de gama alta, quatro lanchas rápidas, cerca de 50 mil euros em dinheiro, armas de fogo, munições e coletes balísticos.

Continue a ler esta notícia