Bruxelas dá milhões para TGV e aeroporto - TVI

Bruxelas dá milhões para TGV e aeroporto

  • Portugal Diário
  • 22 nov 2007, 00:22

No total, Portugal vai receber 452 milhões de euros

Relacionados
O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) congratulou-se hoje com as verbas atribuídas a Portugal pela Comissão Europeia para o projecto ferroviário de alta velocidade e para o futuro aeroporto de Lisboa, num total de 452 milhões de euros.

No âmbito do programa Redes Transeuropeias de Transportes, o executivo comunitário decidiu atribuir 69 milhões de euros para estudos e obras do novo aeroporto de Lisboa e 191 e 141 milhões para os troços ferroviários de alta velocidade Évora-Mérida (estudos e obras) e Ponte de Lima-Vigo (obras), respectivamente.

Bruxelas vai ainda financiar com 51 milhões de euros estudos e obras da travessia do Tejo de alta velocidade.

«Estes valores representam 5,6 por cento do programa total das Redes Transeuropeias de Transportes para o período 2007-2013, um incremento significativo relativamente ao período anterior (2000-2006), em que Portugal apenas obteve cerca de 1,5 por cento do total de verbas do programa europeu», congratula-se o gabinete de Mário Lino, em nota enviada à Agência Lusa.

No total, o troço Évora-Mérida (da linha Lisboa-Madrid) recebe 312,66 milhões de euros, enquanto a ligação Ponte de Lima-Vigo (da linha Porto-Vigo) outros 244,14 milhões, se somados os valores atribuídos a Espanha, uma vez que a candidatura foi apresentada conjuntamente.

Em Julho, o Governo português apresentou a candidatura a um financiamento comunitário de 850 milhões de euros, dos quais 600 milhões para os três projectos da rede de alta velocidade e os restantes 250 milhões para o futuro aeroporto.

A Comissão Europeia anunciou hoje a distribuição entre os Estados-membros de um orçamento de mais de 5 mil milhões de euros, entre 30 grandes projectos prioritários de transporte a ligar a Europa, tendo os projectos ferroviários absorvido a grande fatia destes fundos (74,2 por cento). «O Governo português considera que a proposta da Comissão premeia, não apenas a grande qualidade técnica dos projectos apresentados mas igualmente o empenho de Portugal na integração nas redes transeuropeias de transportes», lê-se na nota do Ministério.
Continue a ler esta notícia

Relacionados