Alcochete é 260 milhões mais barato que Ota - TVI

Alcochete é 260 milhões mais barato que Ota

  • Portugal Diário
  • 10 jan 2008, 17:25
Alcochete vai receber o novo aeroporto

Construção do aeroporto em Alcochete implica investimento total de 4,926 milhões de euros

Relacionados
A construção do aeroporto em Alcochete é 260 milhões de euros mais barato do que se fosse na Ota, de acordo com o estudo comparativo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, divulgado esta quinta-feira, escreve a Lusa.

A relativamente pequena diferença é explicada pelo facto de os autores da análise financeira terem optado por uma posição «conservadora» e não terem incluído eventuais opções que beneficiariam ainda mais Alcochete, disse o coordenador deste capítulo.

«Quisemos fazer um pouco o papel de advogado do diabo e pôr mesmo à prova a opção Alcochete, o que nos permitiu chegar a uma conclusão verdadeiramente robusta», afirmou João Duque, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

A análise financeira incluída no estudo indica que a construção do aeroporto em Alcochete implica um investimento total de 4,926 milhões de euros, a preços de 2007, enquanto a opção pela Ota conduziria a um investimento total de 5,191 milhões de euros.

A diferença entre os investimentos poderá ainda aumentar, de forma sempre favorável a Alcochete, caso sejam tidas em conta outras opções, admitiu o economista, dando como exemplo eventuais alterações ao traçado do TGV.

Nesta matéria, a análise financeira partiu do que está definido para a linha Lisboa-Madrid e que passa pela Ota, pelo que fazer uma ligação a Alcochete - a opção do «T» - é uma adaptação que sairá mais cara.

A avaliação financeira é um dos sete factores comparativos tidos em conta no estudo do LNEC e que é favorável à localização em Alcochete.

«Do ponto de vista estritamente financeiro, existe uma vantagem na localização na zona do Campo de Tiro de Alcochete face à zona da Ota», pode ler-se no sumário executivo do estudo divulgado e no qual o Governo se baseou para a escolha de Alcochete.
Continue a ler esta notícia

Relacionados