Provedor de Justiça: PS poderá ficar sem candidato - TVI

Provedor de Justiça: PS poderá ficar sem candidato

Alberto Martins (PS)

Alberto Martins reúne-se esta quinta-feira com Jorge Miranda

Relacionados
O líder parlamentar do PS, Alberto Martins, vai reunir-se esta quinta-feira com Jorge Miranda. A TVI sabe que esta conversa será decisiva, já que o constitucionalista deverá dizer se continua ou não disponível para ocupar o cargo de provedor de Justiça.

Sem que o PS tenha os dois terços de votos necessários na Assembleia da República para garantir a eleição do seu candidato, o tema continua a suscitar debate, já que o mandato do actual provedor, Nascimento Rodrigues, terminou em Julho de 2008. Desde essa altura, ainda não foi escolhido o seu sucessor.

Os socialistas prometeram que irão iniciar «imediatamente» o diálogo com todos os grupos parlamentares sobre a escolha do novo provedor, recusando a proposta de envolver o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, como «mediador» neste processo.

Alberto Martins revelou na última sexta-feira que o nome de Jorge Miranda foi proposto ao PSD para ocupar o cargo. Sem consenso em relação a esta proposta, os socialistas já disseram que só levariam o constitucionalista a votos com a garantia de dois terços necessários para a sua eleição.

Questionado esta quarta-feira sobre se o seu partido mantém ou volta atrás com Jorge Miranda, Alberto Martins recusou entrar em detalhes. «Nem atrás, nem à frente, nem no mesmo sítio». «Estamos a ouvir os outros grupos parlamentares nesta fase do processo», apontou. Esta quinta-feira a resposta poderá chegar através do constitucionalista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados