Sócrates quer PS «na máxima força» com Alegre em Coimbra - TVI

Sócrates quer PS «na máxima força» com Alegre em Coimbra

José Sócrates

Líder socialista esteve numa arruada por onde passara antes Ferreira Leite

Relacionados
José Sócrates e Manuel Alegre representam matizes diferentes do PS. Mas a presença confirmada do histórico socialista no comício que se vai realizar ao final da tarde deste sábado, em Coimbra, foi acolhida pelo líder «rosa» com agrado. As diferenças, para Sócrates, em altura de campanha, são só com Ferreira Leite, apesar das arruadas de ambos terem percorrido o mesmo trajecto no centro histórico da cidade dos estudantes, com uma hora de intervalo.

«Eu acho que a presença [de Manuel Alegre] é muito importante para que o PS se apresente unido e na sua máxima força», disse o secretário-geral do PS aos jornalistas, entre o aperto também dos anéis de seguranças, de elementos da JS e dos apoiantes que se juntaram ao acto de campanha.

José Sócrates chegou com uma hora de atraso - o seu carro chegou a ser confundido com um outro de onde saiu uma noiva, que se dirigia para uma Igreja próxima e desceu no local exacto onde estava a comitiva de recepção ao líder do PS. «Até a noiva chegou antes», ouviu num gracejo perdido. Mas o atraso tinha uma justificação. A arruada do PSD estava também em Coimbra, na mesma rua por onde a dos socialistas havia de passar.

Na rua Ferreira Borges, não havia que enganar. A caminhada começava onde se começasse a ver papéis aos quadrados de cor laranja pelo chão e terminava onde eles deixassem de ser vistos. Manuela Ferreira Leite já tinha marcado o território. As centenas de pés que se aglomeraram em torno de José Sócrates arrastariam os seus sinais para as margens da rua.

E José Sócrates lá seguiu o trilho de habituais actos de campanha, em Coimbra, entre artistas de rua, cumprimentos, negando qualquer sensação de desconforto pelo encontro de agendas com alguém com quem tem tentado marcar distâncias. «As ruas são de todos os candidatos», disse José Sócrates, questionado sobre a passagem de Ferreira Leite pouco antes por ali, distribuindo beijos, abraços, acenos e simpatias.

Entre a confusão, até o presidente da Associação Académica de Coimbra conseguiu furar a blindagem. O jovem entregou ao líder do PS um caderno de reivindicações. José Sócrates respondeu como quase sempre durante os últimos dias: «Você é muito simpático».

Veja os vídeos em Coimbra

Continue a ler esta notícia

Relacionados