Conselheiros de Estado defendem saída de Dias Loureiro - TVI

Conselheiros de Estado defendem saída de Dias Loureiro

Dias Loureiro

João Lobo Antunes e António Capucho dizem que dignidade do cargo assim o exige

Relacionados
A opinião é cada vez mais unânime, ainda para mais depois das declarações de Oliveira Costa no Parlamento: Dias Loureiro deve abandonar o Conselho de Estado.

O conselheiro João Lobo Antunes não tem dúvidas. «Os cargos têm uma dignidade, o que deve sobrelevar qualquer valor. O que está em causa não é a pessoa, mas a dignidade do cargo», frisou, em declarações à TSF.

Quem também não tem dúvidas é o futuro conselheiro, António Capucho. «Em termos de respeito pelo órgão e pelo Presidente da República, era recomendável que se afastasse. Trata-se de uma situação embaraçosa, pelo que seria um gesto de grande cortesia e dignidade afastar-se. Afirmando a sua inocência, se assim desejasse, mas que enquanto decorresse o processo, preferia afastar-se», vincou.

Entretanto, em declarações à SIC, o próprio Dias Loureiro não abre a porta de saída: «Nunca esperei que ele [Oliveira Costa] dissesse bem de mim. A minha presença naquele grupo, no que fui chamado a decidir, foi um constante afrontamento com o Dr. Oliveira Costa. Sempre ouviu outras pessoas em vez de mim» .

Mas as contradições subsistem e, segundo o «Correio da Manhã», Dias Loureiro está a ser investigado no processo do BPN e o pedido de levantamento de imunidade já foi enviado pelo juiz de instrução criminal Carlos Alexandre para o órgão de consulta do Presidente da República.
Continue a ler esta notícia

Relacionados