Cavaco elogia presidência portuguesa - TVI

Cavaco elogia presidência portuguesa

  • Portugal Diário
  • 7 jan 2008, 20:16
Cavaco Silva durante a sua mensagem de Ano Novo (foto Lusa)

E avisa diplomatas que 2008 vai continuar a ser exigente

Relacionados
O Presidente da República elogiou esta segunda-feira a forma como Portugal exerceu a presidência da União Europeia, no segundo semestre do ano passado, e afirmou que 2008 vai continuar a ser «exigente» para o corpo diplomático.

«Portugal exerceu, como é quase unanimemente reconhecido, a presidência do Conselho da União Europeia com rigor, seriedade, eficácia e espírito europeu. Portugal esteve à altura dos desafios», afirmou Cavaco Silva, na recepção aos embaixadores portugueses no estrangeiro, no dia em que participaram no seminário diplomático, em Lisboa. O Chefe de Estado realçou a influência que esta tarefa tem para «a credibilidade em defesa dos interesses do país».

Ao diplomatas - embaixadores, chefes de missão espalhados pelo mundo e em organizações internacionais -, Cavaco Silva manifestou o seu «apreço, dedicação, profissionalismo e empenho».

Na cerimónia, no Palácio de Belém, em Lisboa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, agradeceu ao Presidente «o forte apoio e estímulo» durante o ano em que Portugal exerceu, pela terceira vez, a presidência da UE.

O governante definiu 2007 como um «ano exigente» para a diplomacia portuguesa e com bons resultados. «Creio que é hoje reconhecido unanimemente, tanto pelos observadores como pelos nossos parceiros, que a presidência foi bem sucedida», afirmou.

O ministro agradeceu igualmente «o trabalho e a dedicação dos diplomatas do Ministério dos Negócios Estrangeiros» e da sua equipa do ministério - os secretários de Estado dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes, e das Comunidades Portuguesas, António Braga, presentes na cerimónia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados