Agricultura deve ter em conta aquecimento global - TVI

Agricultura deve ter em conta aquecimento global

  • Portugal Diário
  • 26 nov 2007, 10:28
Alentejo - Foto Nuno Veiga/Lusa

«Nova política agrícola tem que responder a problemas como alterações climáticas»

Relacionados
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, disse hoje, em Bruxelas, que a Política Agrícola Comum (PAC) terá que responder no futuro a problemas como as alterações climáticas e a desertificação, escreve a Lusa.

Jaime Silva falava à entrada de um conselho de ministros da Agricultura dos 27, a que preside, onde será iniciado o debate sobre a política agrícola comum (PAC) no período pós-2013.

A Comissão Europeia apresentou no passado dia 20 uma série de propostas no âmbito do controlo de saúde ( health check) da reforma de 2003 da PAC, nomeadamente a limitação das ajudas concedidas a grandes explorações e o reforço das verbas para o desenvolvimento rural.

«Neste conselho vamos iniciar a discussão», disse Jaime Silva, sublinhando que «a presidência pensa ser oportuno fazer uma análise dos dinheiros aplicados na Agricultura».

Os temas das alterações climáticas e da desertificação são problemas que há que ter em conta nas linhas de orientação para o pós-2013, quando termina a vigência da actual PAC.

Em relação à reforma da organização comum do mercado vitivinícola, o ministro adiantou que haverá reuniões trilaterais com a comissão e os Estados-membros a partir da tarde de hoje e até à meia-noite, continuando os trabalhos na terça-feira.

Jaime Silva acredita que conseguirá um acordo ainda na presidência portuguesa, até ao final do ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados