Lisboa: CDS quer mais controlo de velocidade - TVI

Lisboa: CDS quer mais controlo de velocidade

  • Portugal Diário
  • 19 nov 2007, 20:43

E exige outro sistema de controlo no último troço do Eixo Norte-Sul

Relacionados
Os deputados do CDS-PP na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) exigem que a Câmara intervenha junto da Estradas de Portugal para que a empresa coloque um sistema de controlo de velocidade no último troço do Eixo Norte-Sul, escreve a Lusa.

Numa recomendação que será apresentada terça-feira na AML, os deputados exigem que a colocação de um «sistema de controlo eficaz da velocidade de forma a garantir a circulação regular nos limites de velocidade em toda a via».

Este controlo de velocidade deverá incidir «em particular entre o túnel existente na zona da Alta de Lisboa e a zona das Laranjeiras/Sete Rios».

Na recomendação, os deputados Telmo Correia, José Roque e Carlos Barroso querem que a autarquia «esclareça que medidas irá tomar para reduzir o tempo de espera dos moradores das zonas adjacentes ao troço, melhorando o esquema de acesso/saída».

O último troço do eixo Norte-Sul «tendo sido atravessado, no primeiro mês, por 640.000 viaturas, numero que a torna uma das vias mais utilizadas na rede de estradas portuguesas», lê-se na proposta.

Segundo os deputados, «do início do novo troço (IP7) até à zona do Lumiar, tem-se verificado desrespeito reiterado da velocidade ali permitida».

O «congestionamento grave, nos dias úteis no período da manhã, em todas as vias que, no Lumiar e Telheiras/Carnide, levam ao Eixo Norte-Sul e acessos e saídas da Segunda Circular» é outro dos problemas levantados pelos deputados democratas-cristãos.

Os deputados afirmam que o «tempo anteriormente gasto para sair da zona de Carnide, Telheiras e Lumiar se multiplicou».

«A Câmara Municipal de Lisboa deverá dar prioridade aos moradores das zonas circundantes e não aos cidadãos que, através desta via, acedem à cidade», sustentam.

Defender a saúde dos munícipes

O CDS-PP apresenta também na terça-feira uma recomendação à Câmara para que «se mobilize na defesa da saúde dos seus munícipes, chamando o Governo às suas responsabilidades».

Em causa estão as consultas de saúde materno-infantil, de planeamento familiar bem como o apoio domiciliário e as campanhas de vacinação nos Centros de Saúde do Lumiar e Alvalade, «comprometidas pela falta de enfermeiros».

«Em especial no que respeita ao caso do Lumiar, de um quadro que deveria ser de 60 enfermeiros, estarão ao serviço apenas 20 a tempo inteiro e mais 17 a meio tempo e contratos a termo», expõem na recomendação.

Os deputado democratas-cristãos apresentam ainda uma recomendação à Câmara para que encontre uma alternativa de localização para a praça de táxis do largo do Chiado, que, afirma «tem vindo a ser usada pelos taxistas sem respeito à sinalética existente, ocupando não só o espaço reservado aos táxis, mas também o de serviço à igreja».

Caso não seja encontra uma localização alternativa, o CDS-PP recomenda «uma fiscalização eficaz, de modo a que se possa assegurar a fluidez».

«Aos fins-de-semana, principalmente no período da noite, o caos instala-se. Para além da ocupação abusiva do referido espaço, criam uma segunda fila paralela à existente. Do outro lado da rua, outra fila de táxis», descrevem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados