Moniz revela «fortes pressões» de António Costa - TVI

Moniz revela «fortes pressões» de António Costa

António Costa

Ex-ministro da Administração Interna não terá gostado de reportagem da jornalista Ana Leal

ACTUALIZADA ÀS 20h23

José Eduardo Moniz garantiu, esta terça-feira, na Comissão de Ética, que António Costa efectuou «fortes pressões» para impedir a transmissão de uma reportagem da jornalista da TVI Ana Leal.

«Houve fortes pressões de António costa para que a TVI emendasse trabalho. [O administrador da Media Capital] Miguel Gil encontrou-se com António Costa, numa atitude que eu considero de uma subserviência inadmissível», contou.

Moniz: «Pais do Amaral tinha uma grande admiração por Sócrates...»

O ex-ministro da Administração Interna terá argumentado que a peça sobre o Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), com alegadas suspeitas de tráfico de influências, tinha várias incorrecções, baseando-se em documentos que forneceu a Miguel Gil.

Moniz revelou que se encontrou com a jornalista, visualizou a reportagem e os documentos que Ana Leal também tinha em sua posse e considerou que não existiam incorrecções.

«Decidi manter a reportagem e fazer ainda outro trabalho sobre o tema», afirmou.

PS não gostou

O deputado do PS Manuel Seabra lembrou que a questão entre António Costa e a reportagem de Ana Leal passou a processo-crime «e o Ministério Público já deduziu a acusação, estando a aguardar julgamento».

Seabra acusou Moniz de ter «alvos socialistas». «José Eduardo Moniz tem uma agenda política, que, se não é alinhada, é pelo menos profundamente convergente com o CDS e o PSD», acusou.

Na resposta, o ex-director da TVI negou qualquer influência partidária e frisou: «Eu cheguei a ter quase 30 processos contra mim na TVI e até hoje tive zero condenações.»
Continue a ler esta notícia