PSD quer um «coordenador» para presidente da UE - TVI

PSD quer um «coordenador» para presidente da UE

UE quer rever sistema de financiamento dos canais públicos

Deputado Carlos Costa Neves diz que mais do que um nome conta um perfil

Relacionados
Mais do que os nomes que estão em cima da mesa, o PSD aponta para um perfil à hora de definir o critério de escolha do primeiro presidente da União Europeia: «Um coordenador».

«Numa perspectiva de quem defende a importância relativa das instituições comunitárias e dá uma importância especial à Comissão, parece-me óbvio que interessa mais o perfil de um coordenador do Conselho Europeu do que propriamente de um presidente do Conselho Europeu», disse o deputado social-democrata Carlos Costa Neves, em declarações à agência Lusa.

Para este ex-eurodeputado, «normalmente os primeiros nomes postos em cima da mesa normalmente não têm vencimento». «Têm havido dois perfis de nomes: um menos afirmativo, elementos com menor peso político, outros com maior peso político, o que tem a ver com o país de proveniência e com funções já exercidas. O debate está a ser feito muito à volta disso», afirmou.

Os Chefes de Estado e de Governo da União vão reunir-se na quinta-feira para decidir quem ocupará os cargos emblemáticos de presidente e chefe da diplomacia da UE. Para já, o favorito para o primeiro destes cargos é o chefe do governo belga, o democrata-cristão Herman Van Rompuy, apoiado por Paris e Berlim, segundo fontes diplomáticas, citadas pela Lusa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados