Sondagem: Passos Coelho à beira da maioria absoluta - TVI

Sondagem: Passos Coelho à beira da maioria absoluta

Passos Coelho (Mário Cruz/Lusa)

Uma sondagem deixa o PSD a quatro pontos da maioria absoluta. O PS desce para mínimos de 1985 e 1987

Relacionados
Uma sondagem da Universidade Católica para o «DN» dá a maioria absoluta a uma coligação PSD/ CDS se as eleições tivessem lugar agora. O PS obteria o pior resultado em mais de duas décadas.

Escreve o diário que os socialistas não vão além dos 26 por cento de intenções de voto, ao passo que o PSD alcança 40 por cento das preferências, a uma distância de apenas quatro pontos da maioria absoluta.

O Bloco de Esquerda surge como terceira força política, com 12 por cento das intenções. Em quarto, a CDU, que recolhe oito por cento. O CDS fica-se pelos sete por cento.

Sete por cento apenas, mas que, num cenário de coligação com o PSD, leva a Direita ao poder com maioria absoluta. Juntos perfazem 47 por cento das intenções de voto.

Na quinta-feira, uma sondagem também dava a maioria absoluta ao PSD.

Referir que a sondagem foi feita entre 23 e 25 de Outubro, quando decorriam as negociações para a aprovação do Orçamento do Estado entre a delegação do PSD chefiada por Eduardo Catroga e Teixeira dos Santos, na expectativa de um acordo.

O PS desce para mínimos históricos, a lembrar os resultados eleitorais de 1985 e 1987. O jornal já tinha feito uma sondagem em Junho. Em comparação, verificou-se uma queda do partido de José Sócrates, que, na altura, recolhia 34 por cento. O «DN» faz ainda a análise da situação a partir da sondagem de Março e, nesse caso, o PS desce dos 41 por cento para os 26 por cento.

Avialiação da governação

Segundo a sondagem do «DN», 80 por cento dos inquiridos definiram como «má» ou «muito má» a governação socialista. 41 por cento classificam mesmo de «muito má» a o trabalho do Governo, um aumento de 11 por cento relativamente a Junho.

Nenhum dos inquiridos avaliou como «muito bom» a actuação do Governo. Apenas 12 por cento deram «bom».

Aumenta também a percentagem dos portugueses que consideram que este Executivo está a governar pior do que o primeiro Governo de Sócrates: 53 por cento.

Conheça a ficha técnica desta sondagem
Continue a ler esta notícia

Relacionados