Governo cria prova de acesso à profissão de professor - TVI

Governo cria prova de acesso à profissão de professor

Nuno Crato

Medida justificada com o argumento de querer integrar no sistema «os mais bem preparados»

O Governo de Pedro Passos Coelho vai simplificar o Estatuto da Carreira Docente e introduzir uma prova de acesso à profissão que integre no sistema apenas «os mais bem preparados», segundo o programa entregue no Parlamento.

No documento lê-se que o Governo pretende motivar e desenvolver os recursos humanos da educação e vai, para isso, lançar um programa de formação com dois objectivos em vista.

Pretende, por um lado, «a simplificação do Estatuto da Carreira Docente a par do estabelecimento de medidas que reforcem as competências dos diretores de escola».

Por outro lado, vai avançar com a «realização de uma prova de avaliação de conhecimentos de acesso à profissão» com o objetivo de fazer uma «selecção inicial de professores que permita integrar no sistema os mais bem preparados e vocacionados».

O Governo PSD/CDS-PP quer, segundo consta no programa, aumentar o sucesso escolar nos 2.º e 3.º ciclos pretendendo, para isso, reduzir a dispersão curricular do 3.º ciclo e a «erradicação do abandono escolar em idades inferiores a 15 anos com sinalização dos alunos em risco e intervenções articuladas a nível local».

O Ministério de Nuno Crato pretende também «apostar fortemente no ensino técnico e na formação profissional», seja ao nível do ensino secundário, com uma «grande aposta» num sistema de formação que articule a formação teórica das escolas e a formação prática das empresas, seja ao nível empresarial com as empresas a serem «incentivadas a apoiar os perfis profissionais» e a ajudar na formação prática.

«O financiamento desta rede pode ser partilhado entre o Estado e as empresas», lê-se no documento.
Continue a ler esta notícia