«Serenidade» para ouvir os agentes educativos - TVI

«Serenidade» para ouvir os agentes educativos

Manifestação de professores (Hugo Beleza)

Conselho Científico para a Avaliação dos Professores apela à calma e pondera situação do conselho de sábios

Relacionados
O presidente Conselho Científico para a Avaliação dos Professores apelou esta terça-feira à «serenidade», sublinhando que o Ministério da Educação está a ouvir agentes educativos para «alicerçar» uma tomada de posição em relação ao processo de avaliação de desempenho, noticia a agência Lusa.

«O ingrediente que mais falta faz neste momento no processo de avaliação de desempenho dos professores é a serenidade, é a calma necessária para debater de forma civilizada», disse Alexandre Ventura aos jornalistas.

Ministério recebe representantes

O Ministério da Educação começou esta terça-feira a receber «representantes de todos os sectores ligados ao problema da avaliação dos professores» para ouvir aquilo que pensam sobre o processo e quais as suas sugestões, segundo o secretário de Estado Valter Lemos.

O actual e a anterior presidente do Conselho Científico para a Avaliação dos Professores, Alexandre Ventura e Conceição Castro Ramos, e docentes premiados foram recebidos esta terça-feira de manhã no Ministério.

Esta terça-feira à tarde serão ouvidos o Conselho das Escolas, o Conselho Nacional de Educação, a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e a Federação Nacional de Educação (FNE). Na quarta-feira será recebida a Fenprof, a maior federação de sindicatos da Educação.

«Penso que a senhora ministra está a ouvir um conjunto alargado de pessoas e entidades no sentido de alicerçar a sua tomada de posição a este propósito», disse Alexandre Ventura.

O presidente do Conselho Científico para a Avaliação dos Professores comentou ainda a sugestão feita segunda-feira na RTP pelo socialista António Vitorino no sentido de o Governo equacionar a criação de uma comissão de sábios para alcançar um acordo sobre o processo de avaliação de docentes.

«Não vejo que seja uma ideia negativa. Acho que pode eventualmente ser considerada neste processo», afirmou.

Alexandre Ventura anunciou ainda que durante esta terça-feira deverá convocar a próxima reunião do órgão a que preside, que não se reúne desde Julho passado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados