PCP responsabiliza Governo por problemas nas mesas de voto - TVI

PCP responsabiliza Governo por problemas nas mesas de voto

António Filipe

Comunistas questionam ministro da Administração Interna no Parlamento na próxima terça-feira

Relacionados
O deputado comunista António Filipe responsabilizou o Governo pela confusão hoje registada em mesas de voto em todo o país e anunciou que vai questionar o ministro da Administração Interna na próxima terça-feira no Parlamento.

Eleições com «filas intermináveis, ao frio». A indignação dos leitores do tvi24.pt

Numa declaração aos jornalistas na sede nacional do PCP, em Lisboa - onde o candidato presidencial Francisco Lopes acompanhará a noite eleitoral -, o deputado António Filipe afirmou «a maior preocupação» com relatos de todo o país «mas com especial incidência nos centros urbanos», sobre dificuldades em votar, acrescentando recear que «dezenas de milhares» de eleitores estejam a ser afectados por este problema.

CNE admite que confusão «vai aumentar abstenção»

Eleitores por todo o país aguardavam este domingo à tarde em longas filas, com cartão de cidadão na mão, para obter novo número de recenseamento, problema agravado pelas falhas nos serviços eletrónicos disponibilizados pelo Governo para facilitar o processo.

António Filipe relacionou as dificuldades hoje registadas em muitas mesas de voto com «a forma ligeira e irresponsável com que se procedeu ao lançamento do cartão do cidadão e à supressão do cartão de eleitor».

Confusão instalada em mesas de voto. Leia os relatos

Os comunistas querem apurar responsabilidades e anunciam desde já que vão aproveitar a ida do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, ao Parlamento na próxima terça-feira para o questionar sobre o assunto.

O deputado do PCP condenou o que disse ser «a forma ligeira como o ministro comentou hoje este problema, referindo a inexistência de qualquer problema e dando os contactos por via eletrónica e telefónica para que as pessoas pudessem resolver o problema».

«O que é facto é que temos imensos testemunhos de pessoas que recorrem a esses meios todos e não conseguem resolver o problema por incapacidade de resposta do sistema».

Para o PCP, é «lamentável que ao fim de tantos anos de democracia isto aconteça por irresponsabilidade governativa».

António Filipe considerou tratar-se de «um erro crasso» a decisão de «centralizar o recenseamento eleitoral, afastando as juntas de freguesia do processo».

FOTOS Veja as fotos das votações e a história do... touro que boicotou

COMENTE! Presidenciais: acompanhe o relato dos jornalistas da TVI

LEIA MAIS: todas as notícias sobre as Presidenciais de 2011
Continue a ler esta notícia

Relacionados