«Precisamos de fazer uma reavaliação da lei do aborto» - TVI

«Precisamos de fazer uma reavaliação da lei do aborto»

25/05/2011 - Passos Coelho (Lusa/José Sena Goulão)

Líder do PSD admite que se pode ter ido longe demais

Relacionados
É mais um caso para a campanha. Pedro Passos Coelho admite, agora, que a lei do aborto pode ser reavaliada. Em entrevista à Rádio Renascença, o líder do PSD chega mesmo a dizer que em algumas situações pode-se ter rido «um pouco longe demais».

«Hoje, é muito fácil as pessoas evitarem esse tipo de situações», referiu, acrescentando: «Precisamos de fazer, tal como aliás estava previsto, uma reavaliação dessa situação. Estive há muitos anos do lado daqueles que achavam que era preciso legalizar o aborto - não era liberalizar o aborto, era legalizar a interrupção voluntária da gravidez -, porque há condições excepcionais que devem ser tidas em conta» e não se deve «empurrar as pessoas que são vítimas dessas circunstâncias para o aborto clandestino».

«A ideia que eu tinha era que talvez se pudesse cair numa espécie de liberalização, em que muitas das mulheres que se vêem confrontadas com essa necessidade acabam por se confrontar com problemas ainda mais graves do que aqueles que motivaram a sua decisão drástica de pôr fim a uma gravidez», acrescentou, deixando pistas para o futuro:

«Temos de reavaliar essa situação, não no sentido de voltar a cara a esses problemas, de ter qualquer intolerância em relação a isso, mas para poder ajuizar se se foi até onde se devia ter ido ou se se foi um pouco longe demais.»
Continue a ler esta notícia

Relacionados