«Sua majestade convocou o primeiro-ministro a despacho» - TVI

«Sua majestade convocou o primeiro-ministro a despacho»

Debate quinzenal [INACIO ROSA / LUSA]

Louçã critica encontro entre Sócrates e Merkel

Relacionados
O líder do Bloco de Esquerda criticou, na sexta-feira à noite, o encontro de José Sócrates com a chanceler alemã, Angela Merkel, na próxima quarta-feira, em Berlim, ironizando que «sua majestade convocou o primeiro-ministro a despacho».

Francisco Louçã falava na sessão pública «Eles roubam, tu pagas - Nós censuramos», que o BE convocou para tentar explicar por que decidiu apresentar uma moção de censura ao governo chefiado por José Sócrates.

Para o dirigente bloquista, o primeiro-ministro vai ao encontro de Merkel «com o coração nas mãos e sem saber o que vai acontecer numa União Europeia em que a senhora Merkel recusa a acção contra a especulação, pelo contrário, protege o sistema financeiro e os seus ataques sistemáticos contra as economias mais vulneráveis».

Louçã recordou que os «ataques» visaram primeiro a Grécia e depois a Irlanda «e agora Portugal e Espanha e sabe-se lá que outras regiões económicas desta União Europeia que recusa a solidariedade quando ela era tão necessária».

Na agenda do encontro de Sócrates com Merkel estará a preparação das cimeiras europeias de Março ¿ o Conselho Europeu extraordinário de 11 de Março e o Conselho Europeu de 24 e 25 de Março ¿ e a forma como o Fundo Europeu de Estabilização Financeira ou o mecanismo que lhe suceder poderá ser utilizado para ajudar de forma mais efectiva os países em dificuldades com dívidas soberanas, como Portugal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados