Escolas mais exigentes na justificação de faltas - TVI

Escolas mais exigentes na justificação de faltas

  • Portugal Diário
  • 6 nov 2007, 13:04
Ministra da Educação (Foto Miguel A.Lopes/Lusa)

Ministra diz que novo estatuto do aluno responsabiliza mais estudantes

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A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, esclareceu que «o estatuto do aluno não acaba com a distinção dos conceitos das faltas justificadas e injustificadas», passando antes a ser mais exigente nas justificações apresentadas por pais e alunos, noticia a Lusa.

«Este estatuto procura diminuir a diferença, desburocratizar essa diferença, devolvendo à escola a capacidade de avaliar a relevância das justificações apresentadas», disse a governante.

Maria de Lurdes Rodrigues adiantou que «a escola fica obrigada a accionar os mecanismos de trazer os alunos de regresso à escola, de lhes definir planos e trabalho especiais e no final de avaliar os conhecimentos».

A ministra comentava assim declarações do presidente do Conselho das Escolas, Álvaro Almeida dos Santos, em que defendeu que a decisão de acabar com a distinção entre faltas justificadas e injustificadas deveria ser «revista e repensada».

Álvaro Almeida dos Santos teme que esta medida possa levar a uma «descontinuidade na frequência da escola» e considerou que o novo estatuto do aluno pode ter um «efeito perverso».

Ministra diz que novo estatuto responsabiliza mais estudantes

A ministra da Educação considerou hoje que o novo estatuto responsabiliza mais estudantes, pais e escolas, que contarão a partir de agora com mais instrumentos de intervenção.

«Penso que globalmente este novo estatuto responsabiliza mais as escolas e mais os alunos, que não poderão faltar sem que nenhum adulto faça qualquer reparo sobre esse comportamento», disse a ministra da Educação aos jornalistas durante uma visita conjunta com o ministro da Agricultura, Jaime Silva, à escola profissional Alda Brandão, em Colares, Sintra.

Maria de Lurdes Rodrigues adiantou que «a escola fica obrigada a accionar os mecanismos de trazer os alunos de regresso à escola, de lhes definir planos e trabalho especiais e no final de avaliar os conhecimentos».
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