Lopes da Mota: Sócrates «compreende» Vital - TVI

Lopes da Mota: Sócrates «compreende» Vital

O primeiro-ministro desvalorizou a divergência de posições com Vital Moreira

Relacionados
José Sócrates disse, esta quinta-feira, que «compreende a posição de Vital Moreira» relativamente à exoneração de Lopes da Mota. O primeiro-ministro reagiu aos vários pedidos de demissão do membro português do Eurojust e ao ataque da oposição, depois do candidato às Europeias ter afirmado que defendia a suspensão de funções do magistrado.

«Essa matéria que diz respeito à confiança deve ser colocada em primeiro lugar de quem depende o membro nacional do Eurojust, que é o senhor procurador-geral da República», disse Sócrates aos jornalistas, em Santa Maria da Feira, no final de uma reunião com empresários do Norte.

Vital e o Freeport: «Há indícios fortes»

Sobre as declarações de Vital Moreira, que disse que suspendia as funções caso estivesse no lugar de Lopes da Mota, Sócrates garante que não ficou incomodado. «Compreendo a posição do Vital Moreira, mas a minha é a posição do primeiro-ministro. Acho que essa matéria diz respeito ao procurador-geral da República», sublinhou.

O trocadilho de Cavaco

Também esta quinta-feira, o Presidente da República, Cavaco Silva, foi chamado a comentar o caso Eurojust. O Presidente não acedeu a responder se a representação portuguesa na Europa estava em causa e usou um «momento de humor» para fugir a questão.

«Essa sua pergunta não é justa, "just" aqui na Turquia, mesmo quando o espírito é "euro", ou seja, europeu», disse, em resposta a um jornalista. Veja aqui a «piada» de Cavaco.

Já socialista António Arnaut acusou, esta quinta-feira, os magistrados do Ministério Público de «delação» de terem permitido que «uma conversa privada» fosse tornada pública.
Continue a ler esta notícia

Relacionados