Sampaio pede «um sobressalto cívico» - TVI

Sampaio pede «um sobressalto cívico»

Jorge Sampaio foi votar

Ex-Presidente diz que o projecto político europeu tem de mobilizar os cidadãos

Relacionados
O histórico socialista Jorge Sampaio pediu este sábado um «sobressalto cívico» para mobilizar os cidadãos em torno do projecto político europeu, defendendo que a Europa é a «melhor garantia» para o futuro de Portugal, refere a Lusa.

O ex-Presidente da República e antigo secretário-geral do PS voltou hoje a participar num encontro do partido, o Fórum Novas Fronteiras, onde foi apresentada a lista do PS às eleições de 07 de Junho para o Parlamento Europeu.

A sua presença foi saudada pelo secretário-geral do PS, José Sócrates, que lhe disse: «Já tínhamos saudades suas, camarada», motivando fortes aplausos, de pé, de toda a audiência.

«Mas onde é que eu estaria hoje?», questionou Jorge Sampaio, em resposta, a abrir a sua intervenção.

«Chegou o momento de unir esforços para criar um sobressalto cívico», destacou o histórico socialista, defendendo que «o projecto político europeu tem de ser permanentemente mobilizador dos cidadãos, da sua imaginação e da sua criatividade».

Lamentando a elevada abstenção que se regista normalmente em Portugal nas eleições para o Parlamento Europeu, a rondar os 60 por cento, Jorge Sampaio considerou que «é imperioso reconciliar os europeus com a Europa».

As eleições europeias serão, na opinião de Sampaio, «uma ocasião fundamental para afirmar, reforçar, inovar, propor e aprofundar a ideia europeia».

Numa ideia comum aos intervenientes no Fórum Novas Fronteiras, Jorge Sampaio realçou que na actual «crise profunda» é necessária, «mais do que nunca, uma Europa unida, solidária e forte».

Para o cabeça de lista do PS às europeias, Vital Moreira, o «sobressalto cívico» pedido por Sampaio é «necessário para consciencializar as pessoas da importância da União e das eleições europeias para resolver o problema da Europa, de Portugal e do Mundo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados