Sondagem: «O maior resultado do BE» - TVI

Sondagem: «O maior resultado do BE»

  • Portugal Diário
  • 29 fev 2008, 10:18

Francisco Louçã diz que subida resulta de «um grande esforço de afirmação como alternativa ao Governo»

Relacionados
O deputado bloquista Francisco Louçã disse esta sexta-feira que os resultados da sondagem da Universidade Católica que dão ao Bloco de Esquerda uma subida de quatro pontos percentuais resultam de «um grande esforço de afirmação como alternativa ao Governo».

No estudo da Universidade Católica para Jornal de Notícias, RTP e Antena Um em que o PS cai para os 39 por cento nas intenções de votos dos portugueses, os bloquistas duplicam a votação, subindo dos quatro para os oito por cento.

Para Francisco Louçã, este resultado, «o maior de sempre do BE numa sondagem da Universidade Católica», resulta de um «grande esforço de afirmação como alternativa política» ao longo de três anos.

A moção de censura ao Governo por causa da não convocação do referendo europeu e a contestação «mais acesa» nos últimos meses como resposta ao «fechamento das propostas sociais do Governo», nomeadamente da saúde e educação, são algumas das acções, que segundo Francisco Louçã, conduziram a esta subida do BE e se «traduziram num desgaste» da governação socialista.

PS cai mas continua o partido mais votado

Sondagem: PS «perde» maioria absoluta

Segundo a sondagem, o Bloco de Esquerda foi a única força política que subiu nas intenções de voto dos portugueses.

O estudo revela que os socialistas estão mais longe da maioria absoluta de há três anos, tendo perdido dois pontos percentuais relativamente às intenções de voto em Outubro de 2007.

Ainda assim, continua a ser o partido mais votado (39 por cento), tendo aumentado a sua diferença para o PSD (32por cento), que desceu três pontos percentuais face a Outubro.

A maior queda foi a do CDS-PP que baixou de seis para três por cento, mas em termos absolutos perdeu 50 por cento das intenções de voto.

O PCP mantém-se nos nove por cento que tinha em Outubro de 2007.

Actuação do Governo negativa

Na apreciação ao desempenho do governo, a sondagem revela que a maioria (43 por cento) considera que foi má, seguindo-se os que acham que foi boa (26 por cento).
Continue a ler esta notícia

Relacionados