Kosovo: PS e PSD chumbam pedido do PCP - TVI

Kosovo: PS e PSD chumbam pedido do PCP

  • Portugal Diário
  • 22 fev 2008, 14:53
Protestos em Belgrado (Lusa)

Comunistas apelaram ao Governo para «não apoiar nem reconhecer este acto ilegítimo»

Relacionados
PS e PSD chumbaram esta sexta-feira, no Parlamento, um voto de protesto do PCP pela situação no Kosovo, que domingo declarou unilateralmente a sua independência, apelando ao Governo para «não apoiar nem reconhecer este acto ilegítimo», escreve a Lusa.

O deputado comunista António Filipe justificou a apresentação do protesto, por considerar que esta declaração unilateral é um «grave precedente» e um «perigo eminente» de acções de violência na região e noutros pontos do globo.

A declaração unilateral de independência, afirmou, viola a resolução da ONU que consagra o respeito pela integridade e soberania da Sérvia sobre o Kosovo e a Acta Final de Helsínquia, de 1975.

O PSD, através do deputado Mário David, alertou para os perigos «e riscos» da declaração de independência do Kosovo, afirmou que o Governo português «não deve precipitar-se no reconhecimento» do Kosovo e que Portugal deve continuar empenhado numa «solução de diálogo».

Embaixada dos EUA em Belgrado incendiada

Milhares nas ruas contra Kosovo independente

Hélder Amaral, do CDS-PP, manifestou as «reticências e dúvidas» da sua bancada quanto à independência da província sérvia, alinhando no mesmo tom de prudência no reconhecimento do Kosovo.

O deputado bloquista Fernando Rosas apoiou a resolução dos comunistas, contra o reconhecimento do novo país, que definiu como um «Estado inviável» e que vai ser «governado pelas máfias albanesas».

Vitalino Canas, do PS, justificou o «chumbo» dos socialistas pela «retórica saudosista» do PCP quanto à «guerra fria e à ex-União Soviética», lembrando que a União Europeia sempre defende «uma solução negociada».

No final do debate, PCP, Bloco de Esquerda, Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) votaram a favor, o CDS-PP absteve-se e o PS e PSD votaram contra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados