«Esta é uma cimeira da crise da própria NATO» - TVI

«Esta é uma cimeira da crise da própria NATO»

Cimeira da NATO: José Sócrates

Dirigente do Partido Comunista francês diz que Organização já não «é útil»

Relacionados
O dirigente do Partido Comunista francês Jacques Fath defende que a NATO não conseguiu provar que «é útil» ao mundo e está a tentar legitimar junto da opinião pública a sua própria existência.

«Esta cimeira da NATO é uma cimeira da crise da própria NATO. Neste momento, a NATO está a tentar legitimar a sua existência mas ainda não conseguiu provar que é útil ao mundo e à segurança», afirmou Jacques Fath, em declarações à agência Lusa.

Jacques Fath participou na cimeira anti-NATO que decorre no Liceu Camões, em Lisboa, até domingo.

Para o dirigente comunista, o «grande problema da NATO é mostrar que é útil ao mundo e que faz parte da solução dos conflitos» já que «a realidade mostra o contrário».

« Em cada país em que há intervenção da NATO origina-se mais insegurança e guerra. Provoca mais violência e terrorismo», considerou, referindo como exemplo a intervenção no Afeganistão.

Para o dirigente comunista, mais do que as «novas ameaças» identificadas no novo conceito estratégico da NATO, a «grande ameaça» à segurança colectiva é a falta de uma «resposta política» às crises internacionais como a questão palestiniana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados