Guantánamo:  «currículos» de prisioneiros analisados - TVI

Guantánamo: «currículos» de prisioneiros analisados

Guantanamo

Governo português prepara-se para receber dois ou três ex-prisioneiros

Relacionados
O governo norte-americano já enviou os «currículos» de alguns ex-prisioneiros que gostaria de ver acolhidos por Portugal, revelou Luís Amado, esta quinta-feira, à margem de uma conferência no Estoril sobre os «60 anos da NATO: o Futuro do Mundo livre». «Aceitaremos dois a três dos ex-detidos de Guantánamo», reafirmou o ministro.

«Há reuniões técnicas que estão em curso ao nível do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Administração interna. Estão a ser analisadas várias situações que devem merecer a nossa atenção nesta fase e que têm a ver com o seu estatuto, Estados terceiros e outras que têm de ser ponderadas como as implicações em termos de segurança», disse.

O ministro dos Negócios Estrangeiros realçou a «orientação» já definida há muito tempo pelo Governo português de «cooperar com os EUA» para acolher detidos de Guantánamo que sejam ilibados e libertados e não possam regressar aos países de origem.

Amado recusou responder se irá falar com os advogados dos oito sírios e líbios que manifestaram interesse em vir para Portugal: «Não falo disso.»c
Continue a ler esta notícia

Relacionados