Medidas de apoio à natalidade insuficientes - TVI

Medidas de apoio à natalidade insuficientes

  • Portugal Diário
  • 20 jul 2007, 14:23

Marques Mendes considera que não são a resposta «minimamente adequada»

O líder do PSD, Marques Mendes, considerou hoje positivas as medidas anunciadas pelo Governo de apoio à natalidade, mas advertiu que não são a resposta «minimamente adequada» à dimensão do problema.

«As medidas estão longe de ser a resposta minimamente adequada à dimensão do problema, que é grave», afirmou Marques Mendes, numa intervenção no debate do Estado da Nação, no Parlamento, com que se encerra a sessão legislativa.

O líder social-democrata acusou o Governo de não ajudar as jovens famílias ao «sobrecarregá-las e os jovens pais» com mais impostos.

No Dia Mundial da População, a 11 de Julho, o jornal Público revelou que em 2006 nasceram em Portugal 105.351 bebés, menos 4106 que no ano anterior e que o número médio de filhos por mulher em idade fértil caiu de 1,41 para 1,36.

Estes números colocam as taxas de natalidade e fecundidade aos níveis mais baixos desde que há registos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Hoje, o primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou, no Parlamento, um programa de apoio à família e à natalidade, aumentando o abono de família para as crianças e criando uma nova prestação de apoio à gravidez.
Continue a ler esta notícia