Se as eleições fossem hoje PSD ganhava‎ com larga vantagem - TVI

Se as eleições fossem hoje PSD ganhava‎ com larga vantagem

Passos Coelho e Sócrates

Medidas de austeridade penalizam PS. Sociais-democratas aproximam-se da maioria absoluta

Relacionados
Se as eleições fossem hoje, o PSD ganharia com uma larga vantagem de 17 pontos percentuais sobre o PS, revelam os dados do barómetro da Marktest para o Diário Económico e TSF. Segundo o estudo, o PSD sobe 4 pontos percentuais em relação a Setembro, para os 42%, em direcção à maioria absoluta, enquanto o PS cai de 36% para 25%, o segundo valor mais baixo do histórico da Marktest.

A sondagem, realizada entre 19 e 24 de Outubro, reflecte o início das negociações do Orçamento e as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.

O Bloco de Esquerda assume o terceiro lugar entre as forças políticas portuguesas ao subir três pontos para os 10 por cento, cerca de dois mais pontos que PCP e CDS-PP, que se encontram na casa dos oito por cento, com os comunistas a surgirem ligeiramente à frente.

Só Cavaco tem imagem positiva

Relativamente à popularidade dos políticas, só a imagem de Cavaco Silva se mantém positiva, ao passo que a popularidade de José Sócrates está no pior de sempre desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro.

Segundo o Barómetro, 72 por cento dos inquiridos dá nota negativa à actuação de José Sócrates, ao passo que apenas 18 por cento considera que a sua actuação é positiva, o que dá ao primeiro-ministro um resultado negativo de 60 pontos.

Já o líder social-democrata agrada agora a 31 por cento dos inquiridos, mas aumentou nas opiniões negativas para 39 por cento, o que dá a Pedro Passos Coelho 12 pontos negativos, menos cinco que há um mês.

Paulo Portas passa a ter dois pontos negativos em termos de índice de imagem, enquanto que Francisco Louçã passa para os oito pontos negativos e Jerónimo de Sousa para os 18 pontos negativos.

Apenas, o Presidente da República, Cavaco Silva, se mantém em terreno positivo, ao conseguiu 32 pontos positivos em termos de índice de imagem, resultado conseguido antes do anúncio da sua recandidatura presidencial.

Veja aqui a ficha técnica da sondagem
Continue a ler esta notícia

Relacionados