Combustíveis: ambientalistas contra baixa de preços - TVI

Combustíveis: ambientalistas contra baixa de preços

O pequeno bote «São Pedro Novo» (Foto Paulo Novais/Lusa)

Associação Sea At Risk lança apelo aos governos europeus para quem não cedam às pressões dos armadores de pesca

Relacionados
A associação ambientalista Sea At Risk (Mares em Perigo) apelou esta segunda-feira aos governos europeus para que não cedam às pressões dos armadores de pesca para baixarem os preços dos combustíveis, escreve a Lusa.

Em comunicado, a associação salienta que a atribuição de subsídios «vai encorajar o uso de técnicas de pesca de utilização intensiva de fuel que são altamente destrutivas para outras espécies marinhas e contribuem desproporcionalmente para as emissões de gás».

«A Sea At Risk está preocupada que os 110 milhões de euros de apoio estatal prometido pelo governo francês sejam utilizados desta forma e que outros governos europeus sigam o exemplo», salienta a associação.

Associações de armadores e sindicatos de pescadores de Itália, França, Espanha e Portugal anunciaram uma paralisação total da pesca a partir de sexta-feira (em França, já começou na semana passada) em defesa de subsídios de apoio aos constantes aumentos dos preços dos combustíveis.

Em Portugal, o ministro da Agricultura e Pescas, Jaime Silva, comunicou às associações de armadores e pescadores que irá recebê-los quarta-feira, dois dias antes da paralisação por tempo indeterminado marcada para o sector.

O presidente da Associação de Armadores de Peniche, Humberto Jorge, disse à agência Lusa que, apesar da audiência com Jaime Silva, se mantém a paralisação da frota por tempo indeterminado, marcada para 30 de Maio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados