Offshore esconde luvas dos submarinos - TVI

Offshore esconde luvas dos submarinos

MP acredita que 30 milhões de euros foram para as ilhas britânicas

O Ministério Público suspeita que a «Escom, Ltd», um offshore nas ilhas britânicas terá ocultado os beneficiários de eventuais comissões ilegais no negócio da compra dos submarinos. A revelação é feita pelo «Correio da Manhã» depois de ter tido acesso a um documento do processo «Portucale».

O consórcio alemão, «German submarine», que vendeu dois submarinos a Portugal, terá pago mais de 30 milhões de euros à «Escom, ltd». O offshore terá ainda ocultado os intervenientes, bem como os beneficiários finais das alegadas comissões ilegais que foram pagas no negócio dos submarinos.

O tribunal terá considerado ainda que houve uma «aparente desproporção face à real intervenção de tal empresa no desenvolvimento do negócio» e viu como duvidosa a relação que se prolongou no tempo, entre o consórcio alemão e o offshore.

A compra dos submarinos ao consórcio alemão, em 2004 está a ser investigada desde 2006. Na altura a investigação portuguesa concluiu que a Escom fez avultados pagamentos ao consórcio alemão justificados aparentemente como contrapartidas, apoio jurídico e comissões mensais.
Continue a ler esta notícia