PS cai e fica longe da maioria absoluta - TVI

PS cai e fica longe da maioria absoluta

José Sócrates

Estudo de opinião confirma subida de Bloco de Esquerda e estabilização dos outros partidos

Relacionados
O Partido Socialista continua a ser o mais popular nesta altura, mas não conseguiria garantir a maioria absoluta se as eleições se realizassem neste momento. Este é um dos dados retirados do estudo da Eurosondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença.

Os socialistas são, aliás, os únicos a cair na projecção para as Eleições Legislativas, passando de 42,5% em Dezembro para 41,1% neste momento. O PSD estabiliza nos 30%, a CDU nos 8,4% e o CDS-PP nos 6%. O Bloco de Esquerda, por seu lado, está a afirmar-se claramente como terceiro partido, tendo crescido quase um por cento no último mês (0,9%).

No que diz respeito à actuação dos principais agentes políticos, Cavaco Silva foi o político que mais cresceu em termos de popularidade (cerca de 4%), enquanto José Sócrates sobre um por cento. O Parlamento caiu e Manuela Ferreira Leite continua em terreno negativo, sendo que o seu saldo piorou quase dois por cento. A popularidade do Governo caiu um por cento.

Este Estudo de Opinião foi efectuado de 7 a 13 de Janeiro de 2009, num Universo de população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa. O objecto da sondagem foi a intenção de voto para eleições legislativas, a actuação de órgãos de soberania e líderes partidários, e questões de âmbito político e social da actualidade. O resultado projectado da intenção de voto, é calculado mediante um exercício meramente matemático, presumindo que os 20,8% respondentes «Ns/Nr» se abstêm. O erro máximo da Amostra é de 3,08%, para um grau de probabilidade de 95%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados