PSD em alta, PS em derrapagem - TVI

PSD em alta, PS em derrapagem

  • Portugal Diário
  • 26 out 2007, 10:14

Novo líder entrou em força e puxou o partido. Sócrates perde popularidade

Relacionados
Desde que o PSD mudou de líder subiu oito por cento nas intenções de voto, revelam os resultados do barómetro da Marktest para o DN e TSF. Os sociais-democratas subiram cerca de oito pontos percentuais, passando de 27,6 por cento para 35,9. Para o PS, o mês está a ser mais negativo. Os socialistas desceram cerca de cinco pontos, passando de 41,5 para 36,9. PS e PSD estão agora apenas separados por um ponto percentual.

O CDS registou uma queda gigantesca, passando de 8,4 por cento nas intenções de voto para 2,9 por cento. Se as eleições fossem hoje, isto quereria dizer que, muito provavelmente, nenhum deputado do CDS seria eleito.

Já à esquerda do PS, tanto a CDU como o Bloco sobem. Os comunistas passam de 10,8 por cento para 12,3. O BE sobe apenas 0,6 pontos percentuais.

A sondagem da Universidade Católica para a RTP/Antena 1/JN revela um panorama semelhante. O estudo mostra que, se as eleições tivessem lugar hoje, bateriam a concorrência, mas já não com maioria absoluta. O PS registou uma queda de cinco pontos percentuais, tendo agora 41 por cento das intenções de voto. O PSD subiu e aproxima-se da popularidade do PS, tendo agora 35 por cento das intenções de voto. Seguem-se CDU (9 por cento) e CDS-PP (6 por cento), que também subiram. Em ultimo lugar está o Bloco de Esquerda que desceu para 4 por cento.

Menezes entra em força. Sócrates em queda livre

Segundo o Barómetro Marktest para o DN e TSF, o líder comunista Jerónimo de Sousa e o bloquista Francisco Louçã continuam a ser os mais populares, com 11 e 10 pontos positivos, respectivamente. Menezes entra em força com 2 pontos positivos, uma grande diferença do registado pelo anterior líder, Marques Mendes, que tinha 37 pontos negativos. Sócrates desceu 10 pontos e passou dos 10 negativos para 21 abaixo de zero. A fechar o ranking está Paulo Portas, com 30 pontos negativos.

Também na sondagem da Universidade Católica para a RTP/Antena 1/JN, Menezes teve uma entrada de leão no «ranking» da popularidade dos líderes políticos. O social-democrata é o líder com melhor nota, 9,9 por cento, mais dois pontos do que o seu antecessor no cargo. Seguem-se Francisco Louçã com 9,o e José Sócrates com 8,9, uma queda de 1,2 por cento. A lista continua com Jerónimo de Sousa (8,7 por cento) e termina com Paulo Portas que não vai além dos 7,2 por cento.

Ficha técnica

A sondagem do DN/TSF/Marketest, com uma margem de erro de 3,46 por cento, foi realizada entre os dias 16 e 19 de Outubro, através de 803 entrevistas a indivíduos maiores de 18 anos em Portugal continental para apurar a intenção de voto nas eleições legislativas.

A sondagem Universidade Católica para a RTP/Antena 1/JN foi realizada nos dias 20 e 21 de Outubro de 2007. Os inquiridos têm mais de 18 anos, estão recenseados em Portugal Continental e foram escolhidos aleatoriamente em 19 freguesias do país. Foram realizadas 1312 inquéritos, sendo que 54 por cento dos inquiridos eram do sexo feminino.
Continue a ler esta notícia

Relacionados