«Governo deixou o Algarve refém de um sistema absurdo» - TVI

«Governo deixou o Algarve refém de um sistema absurdo»

Portagens

Críticas do deputado socialista Miguel Freitas

Relacionados
O deputado socialista Miguel Freitas criticou este sábado o Governo por não ter reforçado a informação sobre as portagens na A22 (Via do Infante), junto dos turistas provenientes de Espanha, de modo a evitar congestionamento no trânsito.

Miguel Freitas aludia assim aos congestionamentos registados todos os dias, na fronteira entre Castro Marim e Ayamonte, nesta época de Páscoa. O deputado socialista vai ainda solicitar ao Governo uma avaliação sobre o sistema de gestão de portagens na fronteira.

«O Governo deixou o Algarve refém de um sistema absurdo de cobrança de portagens, num período de importante fluxo turístico na região», considera o deputado e dirigente do PS, acrescentando que «a escassez de informação e assistência prestadas aos automobilistas que atravessam a fronteira, colocam em causa a credibilidade do próprio país».

Em comunicado, o deputado, que lidera o PS Algarve, considera que, em períodos de circulação «normal, já existe um grande desfasamento entre a resposta do sistema de gestão de portagens na Via do Infante e as necessidades de uma região turística como o Algarve».

Pelo que sublinha - «esperava-se por isso maior preocupação por parte do Governo em prevenir o agravamento desta situação, numa altura em que se verifica um importante aumento de turistas espanhóis na região», considerando que a ausência de medidas para melhorar a fluidez do trânsito naquela zona representa «um ato de forte negligência do Governo para com a região».

«Era imprescindível uma forte campanha de informação em Espanha, no sentido de incentivar os automobilistas a outras formas de pagamento, nomeadamente através da internet, além de ter sido necessário aumentar a assistência junto da fronteira durante esta semana de Páscoa», defende Miguel Freitas.

Para o deputado, o ocorrido nos últimos dias deve «servir de lição para prevenir incidentes semelhantes no futuro».

«O pagamento de portagens, por si só, já é um desincentivo ao turismo, mal seria que o sistema de cobrança na fronteira venha a constituir um duplo obstáculo aos fluxos turísticos entre Portugal e Espanha», adverte o deputado socialista.

Nos últimos dias registaram-se filas, com mais de 50 pessoas, para comprar títulos de portagem na fronteira Algarve/Andaluzia - filas agravadas pela complexidade do sistema, situação que acabou por melhorar nas últimas horas.

No período da Páscoa, a Estradas de Portugal (EP) e a Via Verde colocaram funcionários no local para ajudar na compra de títulos que permitem viajar na A22 (Via do Infante), mas mesmo assim formaram-se filas de grande dimensão, sobretudo na quarta e na quinta-feira.

Desde sexta-feira, a situação acalmou, não tendo havido registo de filas na manhã de sábado junto à máquina, como disse à Lusa fonte do Posto Misto local.

O facto de haver uma só máquina na portagem da fronteira Algarve/Andaluzia, as situações de indecisão por parte dos automobilistas também têm agravado a situação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados