PCP quer eliminar avaliação de professores - TVI

PCP quer eliminar avaliação de professores

Miguel Tiago, deputado do PCP

Todos os partidos devem pronunciar-se acerca da eliminação da avaliação como critério para os concursos

Relacionados
O PCP vai submeter à subscrição de todos os partidos um projecto de lei que elimine a avaliação de desempenho como critério para os resultados do concurso de colocação de professores, durante a fase de ponderação.

«Propomos que este concurso decorra e que na fase de aperfeiçoamento seja feita a eliminação dos critérios de avaliação na ponderação dos resultados da lista graduada. É perfeitamente exequível do ponto de vista informático», explicou à Lusa o deputado comunista Miguel Tiago.

Educação: «Nunca houve compromisso para avaliação não ser considerada»

O PCP afirma ser necessário obter o acordo de todos os partidos de forma a permitir o agendamento de urgência desta iniciativa, dado que o concurso já está a decorrer e que a fase de ponderação decorre no início de Maio.

«Se algum partido bloquear a solução ela fica automaticamente inviabilizada, porque é necessária a unanimidade», sublinhou o deputado, considerando que a «urgência da questão» exige que todos os partidos se pronunciem esta segunda-feira.

Avaliação: ministra não cede

«Se a Assembleia da República der um contributo para que as escolas portuguesas não sintam com tanto efeito a política de ofensiva que o Governo tem seguido, julgo que daria um grande contributo», considerou Miguel Tiago.

O deputado encara a introdução da avaliação como critério nos concursos como «um passo na estratégia que o Governo tem de acabar com os concursos por lista graduada, generalizando a contratação directa de professores».
Continue a ler esta notícia

Relacionados