Professores: «má avaliação» não pode ser considerada - TVI

Professores: «má avaliação» não pode ser considerada

Professores: «má avaliação» não pode ser considerada

Federação Nacional da Educação defende suspensão provisória do concurso de colocação docente

Relacionados
A Federação Nacional da Educação (FNE) defendeu esta sexta-feira, na Assembleia da República, a suspensão provisória do concurso de colocação de professores. A FNE entende que uma «má avaliação» de desempenho não pode ser considerada, noticia a Lusa.

«Entendemos que este concurso deve ser suspenso pelo tempo estritamente necessário para que, do ponto de vista legislativo, sejam eliminadas as consequências gravosas» dos efeitos da avaliação de desempenho no concurso de recrutamento, afirmou hoje o secretário-geral da FNE, durante uma audição na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

Em causa está o concurso anual para preenchimento de necessidades transitórias, no qual serão tidos em conta os resultados da avaliação de desempenho. Um professor com «Muito Bom» terá mais um valor, enquanto um docente classificado com «Excelente» terá uma bonificação de dois pontos na lista de graduação nacional.

«É que é de todos sabido que um ou dois pontos de diferença podem significar centenas de lugares de distanciamento entre candidatos, com consequências tão graves como sejam ter ou não ter emprego», afirmou João Dias da Silva, num discurso divulgado em comunicado pelo sindicato.

Para o líder da FNE, o anterior ciclo avaliativo foi uma «má» e «péssima» avaliação, estando agora em causa «os princípios de justiça, segurança e equidade».

Na quinta-feira, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) também foi recebida pela comissão, apelando aos partidos para que impeçam, pela via legislativa, que a avaliação de desempenho seja considerada neste recrutamento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados